Abates
Os abates de suínos em França aumentaram ligeiramente em 1,2% em termos de volume em comparação com 2023 durante os primeiros oito meses de 2024. Ao longo de um período contínuo de 12 meses, a queda é pequena, com uma diminuição de apenas 0,4% em relação ao ano anterior. No entanto, em termos de cabeças abatidas, regista-se uma diminuição de 1,3 %.
Estes números revelam uma melhoria em relação às tendências recentes, apesar de uma diminuição contínua dos abates ligada à redução do efectivo suíno. Em Maio de 2024, um inquérito revelou que o efectivo de porcas tinha diminuído 2,8%, e 3,5% para o conjunto dos suínos. A diminuição mais lenta dos volumes de abate é principalmente atribuída a ganhos de produtividade nas explorações.
Comércio
Durante os primeiros sete meses de 2024, as exportações francesas de carne fresca, refrigerada e congelada permaneceram quase estáveis (-0,3%, -1 kt) em comparação com 2023. As exportações para a União Europeia diminuíram (-2%, -4 kt), mas aumentaram para Itália (+6%, +2 kt) e Alemanha (+9%, +1 kt). As exportações para os países terceiros aumentaram 4% (+3 kt), excepto para a China, onde diminuíram 20% (-7 kt). Simultaneamente, a China está a reduzir as suas importações de carne, apesar da queda da produção e dos preços locais, e está em curso um processo anti-dumping contra a União Europeia.
Outubro 2024/ France AgriMer - Conjoncture Viandes Blances Sept. 2024/ França.