Perante a situação pela qual passa o sector suíno, o Ministro da Agricultura francês, Stéphane Le Foll, reuniu-se a passada semana com o Presidente da Federação Nacional de Produtores Suínos, Paul Auffray.
O ministro destacou os esforços do seu ministério para abrir novos mercados de exportação, especialmente à Ásia. Também destacou o seu chamamento à responsabilidade a todos os actores do sector, distribuidores, transformadores e embaladores, para se comprometerem a dar uma compensação justa aos produtores pecuários e tenham esse facto em conta durante as negociações que estão a ser mantidas com a distribuição para acordar os contratos de abastecimiento ao longo de 2015.
O ministro também pediu aos responsáveis dos diferentes departamentos que reunam, na maior brevidade possível uma unidade de emergência para examinar os problemas de liquidez dos operadores do sector, coordenar a aplicação dos mecanismos nacionais de gestão de crise e mobilizar os bancos para que ofereçam ajudas aos produtores pecuários.
Além da situação económica, o Ministro e os representantes dos produtores suínos discutiram os meios e perspectivas a longo prazo do sector. Stéphane Le Foll comentou que o sector suíno é objecto de atenção constante do Governo, cujo objectivo é melhorar a sua competitividade e dar-lhe meios para o seu futuro desenvolvimento, incluindo:
- Revisão das normas meio-ambientais para reduzir a burocracia,
- Apoio à modernização através do plano de competitividade e de adaptação das explorações (PICS), que será implementado este mesmo ano,
- Apoios à reestruturação de matadouros e salas de desmancha,
- Reduzir os gastos dos operadores do sector mediante isenções nas cargas à segurança social.
Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2015/ Ministère de l'Agriculture, de l'Agroalimentaire et de la Fôret/ França.
http://agriculture.gouv.fr/