O relatório descreve o resultado de uma auditoria em França realizada entre 17 e 21 de Junho de 2019. O objectivo da auditoria era avaliar a idoneidade e efectividade das medidas implementadas para evitar as mordeduras de cauda e a caudotomia nos suínos.
As autoridades francesas e o sector suinícola desenvolveram um Plano de Acção que contém alguns das principais obrigações para melhorar las condições de produção nas explorações. Contudo, neste ponto, foram tomadas muito poucas acções tangíveis para melhorar o cumprimento das disposições da Directiva sobre suínos e para reduzir as mordeduras de cauda (caudofagia) e evitar o corte de caudas (caudotomia), que ainda se levam a cabo, de forma rotineira, no país com uma incidência estimada de 99%.
A elevada incidência de lesões por mordeduras de cauda nos suínos com caudas cortadas, que foi reportada num estudo realizado em dois matadouros, indica uma necessidade urgente de melhorar as condições de criação no sector suinícola.
As autoridades estão a trabalhar para finalizar os critérios de cumprimento; não obstante, o plano não é claro àcerca de quais são os próximos passos para a transição para a criação de porcos sem caudotomia e o prazo estabelecido para o seu cumprimento é longo (2022 a 2024).
27 de Fevereiro de 2020/ Comissão Europeia/ UE.
https://ec.europa.eu/