Em 2016, o número de explorações agrícolas em França situou-se em pouco menos de 440000, menos 11% que no último censo de 2010.
A diminuição no número de explorações é mais acentuada a produção pecuária (-15%) e, em particular, nas explorações mistas de bovinos (-34%) ou porcos e aves (- 26%). As explorações mistas de animais e culturas também diminuíram (- 22%) enquanto que as especializadas na produção de culturas resistem, apesar de haver uma diminuição em fruticultura. As superfícies médias aumentaram em todas as explorações, de forma particular nos sectores pecuários.
Com a expansão constante das explorações, as maiores (mais de 250000 euros de PBS) representam 36% do total de terras agrícolas e 38% da mão-de-obra agrícola. Praticamente inexistente em explorações de animais de carne (2%) ou de ovelhas e cabras (1,2%), estas representam mais de metade das explorações especializadas em porcos e explorações avícolas e quase 2 em cada 10 explorações para todas as categorias. Pelo contrário, as explorações pequenas, (menos de 25000 euros PBS) representam cerca de um terço das explorações mas apenas exploram 7% da SAU mobilizando 12% da mão-de-obra agrícola. As explorações pequenas são maioritariamente hortas e criação de ovelhas e cabras, enquanto que as de bovinos leiteiros e porcos só representam 3% e 4% respectivamente.
Quarta-Feira, 27 de Junho de 2018/ Agreste/ França.
http://agreste.agriculture.gouv.fr