O Ministro da Agricultura francês, Stéphane Le Foll, reuniu, em principios desta semana, todos os actores da fileira suinícola para desenvolver um plano de futuro para o sector. O objectivo é restaurar a confiança no futuro para todos os operadores que constituem a Fileira. Isto exige uma dinâmica colectiva e coordenada.
Os principais eixos do plano futuro baseiam-se em:
- alcançar um nível de produção de 25 milhões de animais, continuando com a melhoria do impacto ambiental das explorações.
- consolidar matadouros, salas de desmacha e indústrias transformadoras
- melhorar as relações comerciais no sector agrícola e alimentar
- fortalecer as estratégias de mercado, implicando todos os sectores na marca "França". O governo francês defende, a nível comunitário, a rotulagem de origem obrigatória para todos os produtos de carne. Também propõe fortalecer a marca VPF (viande porcine française) integrando, para lá da origem, aspectos qualitativos (qualidade sanitária e cumprimento das normas de bem-estar, etc). O objectivo é participar num tipo de processo de QS como na Alemanha, que levou a um aumento da produção e exportações alemãs.
No capítulo de apoio à exportação, as discussões permitiram avançar em dois temas importantes: a melhoria e simplificação dos procedimentos de certificação e de controlo e o aumento do apoio público à exportação para a Ásia.
Segunda-Feira, 15 de Abril de 2013/ Ministère de l’Agriculture, de l’Agroalimentaire et de la Forêt/ Francia.
http://agriculture.gouv.fr