Segundo a FranceAgrimer, a França enfrenta um déficit significativo de chuvas desde o Inverno, mas essa situação está longe de ser inédita.
O desenvolvimento dos cereais praganosos está, globalmente, acima dos resultados dos últimos 5 anos e ainda se pode acelerar, acompanhando o stress hídrico que se acentua nos solos superficiais e moderadamente profundos, na ausência de chuva.
No entanto, de acordo com o último relatório do observatório Céré'Obs, o potencial de rendimento dos cereais de Inverno ainda se mantinha promissor e muito superior ao dos últimos 5 anos, à data de 2 de Maio de 2022.
O estado das culturas evoluirá nas próximas semanas, em função da meteorologia e da pluviosidade, havendo possibilidade de chuva, segundo a Météo France.
Por outro lado, sem chuva nos próximos dez dias, o potencial de rendimento dos cereais pode ser afectado de forma irreversível, especialmente para o trigo mole que está a entrar num período crítico de crescimento.
No caso do milho, 84% da sementeira já tinha sido concluída até 2 de Maio em todo o país, havendo um desenvolvimento rápido e uniforme na maioria das regiões.
Maio 2022/ FranceAgrimer/ França.
https://www.franceagrimer.fr/