O foco de Peste Suína Africana (PSA), confirmado a 25 de Maio, em Forchheim (Baden-Württemberg), é o primeiro a ser identificado na fronteira ocidental da Alemanha. A cidade está situada a 6 km da fronteira francesa do outro lado do Reno.
O foco foi localizado numa quinta com 35 porcos criados ao ar livre. Toda a quinta foi despovoada e não foram identificados casos entre a vida selvagem circundante.
A fim de proteger o território francês, o Ministério francês da Agricultura e Soberania Alimentar anunciou o reforço da vigilância sanitária da vida selvagem e apela ao cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança por parte dos profissionais do sector da suinicultura, dos intervenientes nos territórios e dos viajantes.
As medidas previstas no Plano de Prevenção da PSA, desenvolvido em Fevereiro de 2022 sob os auspícios do Ministério da Agricultura e Alimentação, são implementadas imediatamente, em particular:
- reforço da vigilância da vida selvagem;
- recenseamento de todos os criadores de porcos e javalis, em particular das explorações agrícolas e de reprodução;
- avaliar e apoiar as medidas de biossegurança nas explorações agrícolas.
O Ministério da Agricultura recorda a importância de implementar as mais rigorosas medidas de biossegurança tanto nas explorações agrícolas como nos meios de transporte, em particular a partir da nova zona alemã do foco. Os animais/alimentos não devem ter qualquer contacto com javalis. As regras de rastreabilidade devem ser estritamente observadas.
Todos os profissionais e serviços estatais foram informados sobre esta situação e reunir-se-ão num formato de célula de crise para recordar a vigilância colectiva ou mesmo discutir o reforço da acção do Estado.
27 de Maio de 2022/ Ministère de l'Agriculture et de la Souveraineté Alimentaire/ França.