O Ministério da Agricultura francês lançou o novo programa de luta contra a resistência aos antibióticos "Ecoantibio 2" sob o signo do "One Health". O seu objectivo é manter, no tempo, a tendência decrescente da exposição dos animais aos antibióticos.
Nos 4 primeiros anos do plano (2012-2015), a exposição dos animais aos antibióticos reduziu-se 20%, enquanto que a exposição dos animais aos antibióticos críticos diminuiu 21% em apenas 2 anos (2014-2015) . Estes resultados foram possíveis graças ao compromisso de todas as partes interessadas, em particular suinicultores, veterinários, organizações agrícolas, grupos de protecção da saúde e autoridades públicas.
O Plano "Ecoantibio 2", que se levará a cabo durante o período 2017-2021, baseia-se em quatro componentes:
- Desenvolver as medidas de prevenção de doenças infecciosas e facilitar o uso de tratamentos alternativos.
- Comunicar e capacitar nos temas de luta contra a resistência aos antimicrobianos, a prescrição racional dos antibióticos e outros meios de luta contra as doenças infecciosas.
- Ferramentas partilhadas: colocar à disposição mecanismos de avaliação e acompanhamento do uso de antibióticos, bem como ferramentas para a sua prescrição e administração responsável.
- Esforços partilhados: assegurar a correcta aplicação das normas das boas práticas a nível nacional e fomentar a sua adopção a nível Europeu e Internacional.
Quarta-Feira, 19 de Abril de 2017/ MAAF/ França.
http://agriculture.gouv.fr