Confrontado com o aumento contínuo no preço da carne de porco, o mediador das relações comerciais agrícolas, defende uma revisão automática do preço de compra de produtos de carne de porco.
A 16 de Abril de 2019, a Interprofissional de Suínos de França (INAPORC) informou o Mediador das Relações Comerciais Agrícolas sobre as dificuldades encontradas pelas empresas charcuteiras devido ao forte aumento dos preços da carne de porco desde o início do ano em decorrência do surto de Peste Suína Africana declarada na China. Entre 1 de Janeiro e 3 de Junho de 2019, o preço da carne de porco aumentou em 23% na França, 33,5% na Alemanha, 36,7% na Espanha e 33,7% na Dinamarca. A média europeia (26 países) está em 31,3% no mesmo período.
Espera-se que este aumento de preços continue para além do final do ano, devido à provável propagação da Peste Suína Africana em todo o mundo e ao consequente desequilíbrio entre a procura e a produção de suínos.
O Mediador congratulou-se com o início de uma renegociação com os fornecedores, que na grande maioria dos casos resultou numa reavaliação ascendente dos preços dos produtos de charcutaria, tanto nas marcas nacionais como nas marcas de distribuidor, embora muitas das renegociações ainda não tenham sido bem sucedidas para várias marcas.
Segunda-feira, 1 de Julho de 2019/ Ministère de l'Agriculture et de l'Alimentation/ França.
https://agriculture.gouv.fr