O Ministro da Agricultura de França, Stéphane Le Foll, reuniu-se no passado dia 27 de Agosto com representantes da indústria suinícola para trabalhar na melhoria das relações comerciais entre os agentes do sector: suinicultores, matadouros, transformação, distribuição e Marché du Porc Breton, bom como com os fornecedores de alimentação e as Câmaras de Agricultura.
A reunião serviu para discutir diferentes opções de contratos (produtores/matadouros, produtores/matadouros/transformação, produtores/fornecedores de alimentos ...), incluindo volumes, preços e durações.
A contratualização pode ser uma maneira de assegurar a margem perante as flutuações dos preços ao produtor e também para assegurar os fornecimentos ou os mercados de escoamento para outros degraus da cadeia. Também se discutiu a possível criação de "fundos de segurança" relacionados com os contratos para partilhar o risco das flutuações do mercado. O Ministro comprometeu-se a que os pagamentos ao fundo de segurança beneficiem de uma isenção de impostos. Também propos a criação de um grupo de trabalho com o sector para identificar os diferentes tipos de contratos existentes e a implementação de alguns de forma experimental.
Todos estiveram de acordo no facto de que a contratualização será uma pequena "revolução das mentalidades" em paralelo com as alterações que se devem introduzir no Marché Bretón, que continua a ser fundamental para a fixação de preços.
Quinta-Feira, 27 de Agosto de 2015/ Ministère de l'Agriculture, de l'Agroalimentaire et de la Forêt/ França.
http://agriculture.gouv.fr/