O Serviço de Segurança e Inspecção dos Alimentos (FSIS) dos Estados Unidos propôs a modificação dos regulamentos federais de inspecção de carne para eliminar os requisitos para destruir as triquinas (Trichinella spiralis) tanto para os produtos suínos prontos para consumo (RTE) como os não-prontos para consumo (NRTE) devido a que estes regulamentos são incompatíveis com os regulamentos sobre a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (HACCP) e também porque estes regulamentos prescritivos já não fazem falta.
Se a proposta de norma complementar for finalizada, o FSIS porá fim ao seu Programa de Laboratório Aprovado para Trichinella (programa TALP) para a avaliação e autorização dos laboratórios não federais que utilizam a técnica de digestão de pools de amostras para detectar a presença de triquinas.
Todos os estabelecimentos de produtos suínos devem fazer a determinação da Trichinella se esta for um perigo de provável aparecimento nos seus processos (RLTO). Se assim for, terão que fazer frente a este perigo através do seu sistema HACCP.
Sexta-feira, 18 de Março de 2016/ FSIS-USDA/ Estados Unidos.
http://www.fsis.usda.gov