O projecto de lei da futura política agrícola nacional do Reino Unido, que entrará em vigor em Janeiro de 2021 e representa a reforma mais importante da política agrícola desde 1945, concluiu seu processo na Câmara dos Comuns, agora migrando para o Câmara dos Lordes, a ser aprovada, como planeado, neste Verão.
O sector apresentou várias emendas, como a exigência agrícola dos requisitos actuais de saúde e bem-estar animal, fitossanidade e meio ambiente na importação, o adiamento da sua implementação e um plano de emergência alimentar que, embora fortemente defendido, foram rejeitados, causando descontentamento com a principal união agrária (NFU) e outras organizações agrárias. Portanto, o sector agrícola espera agora que a Câmara dos Lordes pressione o governo para adoptar propostas para salvaguardar as exigentes regras agrícolas britânicas nos acordos comerciais.
O governo comprometeu-se no seu programa eleitoral a proteger e não comprometer os requisitos ambientais e de bem-estar animal nos acordos comerciais.
O sindicato da NFU também está a fazer lobby pela criação de uma Comissão de Comércio, Alimentação e Padrões Agrícolas para fornecer soluções para promover o livre comércio, mantendo os requisitos britânicos para todas as importações de alimentos.
28 de Maio de 2020/ Boletín de Noticias del Exterior-MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es/