A Federação de Veterinários da Europa (FVE) publicou uma opinião sobre o uso de circuito fechado de televisão (CCTV) em matadouros. De acordo com a FVE, a CCTV é uma ferramenta adicional útil para ajudar os operadores de negócios de alimentos e seus funcionários, bem como o pessoal da autoridade competente a cumprir suas responsabilidades para proteger o bem-estar animal e garantir a segurança alimentar adequada. No entanto, o FVE indica que nunca pode ser um substituto para a inspecção física contínua por veterinários oficiais, no local.
O resultado das inspecções veterinárias depende, em grande medida, da capacidade, autoridade e apoio da hierarquia dos serviços veterinários. A FVE manifestou, em numerosas ocasiões, a sua preocupação quanto à tendência para reduzir o número de controlos realizados por veterinários oficiais. A delegação de tarefas críticas de inspecção, como a verificação da saúde e do bem-estar dos animais antes do abate, do veterinário oficial independente ao pessoal do matadouro colocaria em perigo a saúde e o bem-estar dos animais e a protecção dos consumidores em toda a Europa.
A utilização de CCTV não pode, em circunstância alguma, ser utilizada como substituto nem para facilitar a redução de inspecções veterinárias por veterinários oficiais em matadouros. No entanto, é uma ferramenta útil para ajudar os funcionários e veterinários oficiais a fazerem o seu trabalho de forma mais eficaz. A UEVH / FVE recomenda que, se um país introduzir o registro compulsório por meio de CCTV em matadouros, é importante desenvolver "Códigos de boas práticas" que apoiem a implentação eficiente e consistente dessa tecnologia no desenvolvimento.
Quinta-feira, 21 de Junho de 2018/ FVE/ União Europeia.
http://www.fve.org