Este grupo de normalização sobre a autenticidade dos alimentos, o primeiro neste âmbito em Espanha, permitirá definir a postura espanhola nos futuros padrões europeus, que incluirão metodologias validadas para a verificação da autenticidade dos alimentos (carnes, peixe, etc).
Foi criado em paralelo com o comité europeu de normalização CEN/TC 460 Food Authenticity, cujo principal objectivo é dar apoio, através da elaboração de normas, às diferentes regulamentações europeias que lutam contra a fraude alimentar, pela protecção das denominações de origem e pelos direitos dos consumidores.
Participam peritos de todas as partes envolvidas: organismos de controlo da Administração Pública, representantes dos consumidores, das principais associações da indústria alimentar espanhola, centros tecnológicos e universidades especializadas no sector alimentar. Todos eles darão o seu conhecimento sobre os avanços tecnológicos do sector e participarão no desenvolvimento destas técnicas validadas que permitirão realizar um controlo efectivo da autenticidade dos alimentos.
Dentro do programa inicial de trabalho foi incluída a cooperação com os diferentes grupos de trabalho europeus, que trabalharão na padronização do conceito de autenticidade e na validação de metodologias para a identificação de alimentos.
28 de Janeiro de 2020/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es