Academias, institutos de investigação, sócios privados e empresas decidiram juntar esforços para melhorar a saúde e o bem-estar dos suínos e das aves de capoeira. Um pilar chave do projecto é a prevenção de doenças. Isto combinado, caso seja necessário, com intervenções rápidas e dirigidas, terá como resultado o uso reduzido dos antimicrobianos e menor resistência antibiótica (AMR): um ganho claro tanto para os animais como para as pessoas.
HealthyLivestock, através de um foco multidisciplinar levará a:
- uma redução do risco de exposição dos animais aos agentes patogénicos;
- uma maior resistência dos animais às doenças;
- uma detecção precoce dos problemas de saúde e das doenças específicas;
- e se forem necessários antimicrobianos, um uso mais preciso ou alternativas.
HealthyLivestock permitirá o desenvolvimento de ferramentas especiais para os produtores pecuários. Os resultados das investigações do HealthyLivestock serão transmitidos a todas as partes relevantes: produtores e veterinários de exploração, bem como às organizações de bem-estar animal, políticos e responsáveis pela tomada de decisiões, empresas, etc.
O HealthyLivestock é coordenado pelo Wageningen Research. O projecto durará 4 anos. A parte europeia é financiada pela Comissão Europeia. A parte chinesa é financiada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da China.
Sexta-Feira, 26 de Outubro de 2018/ FVE.
http://www.fve.org