No início de Maio passado, o Ministério da Agricultura holandês, com o objectivo de alcançar uma produção de porcos mais sustentável e reduzir os riscos à saúde e ao meio ambiente em áreas de alta densidade, informou que ofereceria auxílio para a reabilitação de explorações de porcos, bem como aos agricultores que estivessem dispostos a abandonar a produção.
Devido ao facto de o processo estar ainda em fase de aprovação pela Comissão Europeia, a ministra informou que o plano de subsídios deve ser adiado para o Outono, em vez de começar em 15 de Agosto, conforme tinha sido anteriormente estipulado. Espera-se que o esquema seja aberto para inscrições no Outono por um período de seis semanas.
As explorações de porcos que causam desconforto devido ao odor e cujos proprietários pensam em parar a produção podem beneficiar de um subsídio que consiste, por um lado, numa compensação financeira pelos direitos dos porcos e, por outro lado, pela perda de valor das instalações O nível dos subsídios para os direitos dos suínos será determinado alguns dias antes da abertura da ajuda, com base no preço corrente de mercado na altura.
Quinta-feira, 18 de Julho de 2019/ Ministerie van Landbouw, Natuur en Voedselkwaliteit/ Holanda.
https://www.rijksoverheid.nl