Para continuar a melhorar ainda mais o bem-estar animal nos matadouros, a Organização Central para a Indústria da Carne (VOC) da Holanda elaborou o “Código de Bem-Estar Animal nos Matadouros”. O código de bem-estar animal será implementado a partir de 1 de Maio de 2021 e está incluído no código de conduta do COV.
O número anual de incidentes relacionados ao bem-estar animal é mínimo na Holanda, em parte devido à vigilância intensiva por câmaras, que vai além das diretrizes europeias. Ainda assim, o COV quer reduzir o número de incidentes a zero.
O Código exige que os funcionários envolvidos em operações de bem-estar animal em matadouros se reúnam com mais frequência para trocar melhores práticas e experiências. Os funcionários envolvidos no descarregamento de animais receberão formação cada vez mais intensiva anual e serão incentivados a propor melhorias, se assim entenderem. Além disso, especialistas externos em bem-estar animal avaliarão a garantia de bem-estar animal por exploração e, se necessário, farão recomendações para melhorias futuras. Estes especialistas devem atender aos padrões definidos pelo VOC e ser registados pelo VOC. Por fim, é elaborado um relatório anual sobre o funcionamento, cumprimento e resultados do Código por meio de uma série de indicadores-chave de desempenho definidos.
23 de Fevereiro de 2021/ COV/ Holanda.
https://www.cov.nl/