Até ao final do ano os hondurenhos terão consumido cerca de 95 milhões de libras de carne de porco e o mercado ter-se-á elevado entre 12 e 15% em comparação com o periodo anterior segundo dados do sector da suinicultura.
Para o próximo año espera-se aumentar 15% o consumo, explicou o presidente da "Asociación Nacional de Porcicultores Hondureños", Flavio Tinoco. Também referiu que este ano a produção nacional aumentou "aproximadamente 15% e o consumo entre 12 e 15%, vão ser consumidas entre 90 e 95 milhões de libras de carne de porco”.
A médio prazo o sector continuará com campanhas orientadas para fomentar o consumo e manter os preços, a fim de repetir os níveis de crescimento de mercado que se produziram neste ano de 2016.
Actualmente os suinicultores realizam investimentos estratégicos para competir com as importações subsidiadas que entrarão no próximo ano a 6,75 de taxas aduaneiras previsto no desagravo de taxas aduaneiras do Tratado de Livre Comércio.
A nível de emprego, os suinicultores acabarão o ano a gerar cerca de 25 mil postos de trabalho, entre directos e indirectos.
A suinicultura é composta por cerca de 5.000 produtores, entre produtores tecnificados de média e pequena escala.
Domingo, 18 de Dezembro de 2016/ La Tribuna/ Honduras.
http://www.latribuna.hn/