No âmbito do sistema de vigilância da PSA criado pelo governo de Hong Kong, foi encontrado um javali enfraquecido na área perto de Tai Lam Wu, Sai Kung, no seguimento de um relatório de um avistamento recente de um javali por um indivíduo. O javali morreu subsequentemente e foram recolhidas amostras da carcaça para testes. Os resultados foram positivos para o vírus da PSA.
O Departamento de Agricultura, Pescas e Conservação continuará a monitorizar as mortes de javalis que merecem atenção e a manter a vigilância da população de porcos selvagens. Existe uma exploração suinícola situada a três quilómetros do local afectado, o Departamento organizará uma inspecção veterinária a esta exploração e, se necessário, fará o acompanhamento. Neste momento, não se encontra nenhuma exploração suinícola afectada por este caso. O Departamento tem estado a monitorizar de perto o estado sanitário dos suínos em todas as explorações suinícolas locais e serão recolhidas amostras para testes, se necessário.
A PSA nunca tinha sido notificada em Hong Kong até Maio de 2019, quando um porco importado da China deu positivo no matadouro de Sheung Shui. Posteriormente, o primeiro caso de javali foi confirmado em Fevereiro de 2021, o primeiro caso de porcos domésticos foi relatado em Setembro de 2021 e um novo caso de javali foi confirmado pelas autoridades sanitárias em Janeiro passado.
2 de Junho de 2022/ OMSA.
https://wahis.woah.org