As perspectivas para as exportações de carne da UE para Hong Kong foram impulsionadas esta semana, após um acordo entre o Comissário da UE, Phil Hogan, e o Secretário da Alimentação e Saúde de Hong Kong, Gregory Ko, sobre os requisitos de certificação.
Ambas as partes acordaram agora medidas para simplificar os requisitos de certificação para as importações de Hong Kong de carne da UE. Em vez de insistir em que a carne deve provir de animais nascidos, criados e abatidos no Estado Membro exportador, Hong Kong está agora disposta a aceitar que os animais procedam de qualquer Estado Membro que possa exportar para Hong Kong. O acordo é o resultado de um longo trabalho preparatório realizado pelas equipas dos Comissários Hogan, Malmström e Andriukaitis.
Com um volume anual de exportações de aproximadamente 4.000 milhões de euros, Hong Kong é um mercado especialmente importante para o comércio agro-alimentar da UE, sendo o 7º destino de exportação mais importante em 2015, que representa 3,5% de todas as exportações agro-alimentares da UE.
Sexta-feira, 4 de Novembro de 2016/ CE/ União Europeia.
http://ec.europa.eu/agriculture