Com a entrega dos 77 reprodutores, seleccionados dos partos Outubro de 2022, foi dada resposta a um total de 28 pedidos de diferentes explorações pecuárias.
No ano 2022, o Serviço de Inovação Agrícola e Pecuária fez a entrega de um total de 227 reprodutores ibéricos, atendendo a 85 pedidos de explorações pecuárias da Província.
Os 77 reprodutores têm 7 meses de idade e estão inscritos no Registo definitivo do Livro Genealógico da Raça Ibérica, sendo necessário manter a sua traçabilidade com os brincos que lhes foram colocados.
A Diputación de Huelva assumiu o compromisso de tomar a dianteira na investigação e manutenção de variedades em perigo de extinção, uma actividade que requer a existência de reprodutores, muita dedicação e instalações adequadas.
Actualmente, estão a ser desenvolvidos projectos de investigação nos suínos como sejam a recuperação por retrocruzamento da variedade de porco ibérico “Manchado de Jabugo”; a fixação dos caracteres do cruzamento “Villalón x Torbiscal” e a nova linha “Retinto del Andévalo”; o efeito do tempo de jejum pré-abate sobre a qualidade da carcaça e da carne dos porcos ibéricos; amostragem e análises isotópicas do tecido dos porcos ibéricos e sobre a manutenção das variedades em perigo de extinção: “Manchado de Jabugo”, “Negro Lampiño” e “Torbiscal”.
28 de Maio de 2023/ Diputación de Huelva/ Espanha.
https://www.diphuelva.es/