Durante a reunião do Comité Permanente da Cadeia Alimentar e da Sanidade Animal, peritos dos Estados Membros apoiaram por unanimidade uma proposta da Comissão para eliminar as restrições relacionadas com a Peste Suína Clássica em javalis na Hungria, que concretamente afectavam o condado de Pest.
Os resultados da vigilância levada a cabo em 2012 e em princípios de 2013, mostrou que a doença foi erradicada, segundo comunicaram as autoridades da Hungria à Comissão. Durante os últimos seis anos, foi levado a cabo um programa de erradicação da PSC co-financiado pela UE na Hungria, com um orçamento total de € 1,5 milhões em apoio financeiro da União Europeia.
A doença foi erradicada com êxito na Europa Central, uma das zonas históricas da infecção. No ano passado, com o levantamento das restrições restantes na Alemanha, a doença considera-se como erradicada com êxito na Europa Ocidental. Actualmente ainda existem restrições devidas à PSC na Bulgária, Roménia e Letónia.
A melhoria da situação na última década foi um factor chave para o aumento, nos últimos anos, das exportações de carne de porco e produtos derivados oriundos de muitos dos Estados Membros da UE para todo o mundo.
Quarta-Feira, 8 de Maio de 2013/ Comissão Europeia/ União Europeia.
http://europa.eu/