Na sequência do aparecimento dos primeiros sintomas, a 25 de Março, o laboratório do Serviço Nacional de Segurança da Cadeia Alimentar (Nébih) da Hungria confirmou a detecção de um segundo foco de Febre Aftosa numa exploração leiteira com 3.028 bovinos no município de Lével, distrito de Györ-Monson-Sopron, na fronteira com a Áustria. A zona de restrição de 10 km estabelecida em torno deste foco afecta uma pequena área na Áustria.

A fim de minimizar o risco de propagação do vírus, as autoridades veterinárias ordenaram imediatamente a vacinação supressiva de emergência, no foco recentemente detectado, enquanto se procede ao abate dos animais, cujo início está previsto para hoje, 28 de Março.

Além disso, foi imposta uma restrição total à circulação de espécies susceptíveis nos distritos de Györ e Mosonmagyaróvár por um período de 72 horas. Foi igualmente proibida a deslocação de animais para as pastagens. Apenas será permitida a deslocação de animais para matadouros, para abate imediato, desde que sejam provenientes de explorações fora da zona de restrição.
A investigação epidemiológica, especialmente a investigação das explorações de contacto, está em curso.
Até 26 de Março, as autoridades húngaras tinham testado 415 explorações com resultados negativos.
Mapa interactivo dos condados da Hungria com o número de explorações testadas negativas para Febre Aftosa. Fonte: Néhib.
28 de Março de 2025/ Redacção 333 a partir de dados do MAPA e Nébih.