O Instituto Técnico do Porco de França (IFIP) e o Interprofissional do Suíno (Inaporc) apresentaram um indicador que analisa e compara a competitividade da indústria suinícola Europeia.
O indicador baseia-se em 33 variáveis, agrupadas em oito grupos: macroeconomia do sector, comércio externo, custos e rentabilidade das explorações, estrutura das explorações, rendimentos industriais do matadouros-salas de desmacha, estruturas dos matadouros-salas de desmancha, indústria transformadora da carne de porco e distribuição. O IFIP desenvolveu um indicador que vai de 0 a 1 para os principais Estados Membros produtores de suíno Europeus: França, Alemanha, Holanda, Dinamarca e Espanha.
Segundo o indicador, a Dinamarca apresenta o melhor índice com 0,79 pontos, seguido da Alemanha (0,52), Países Baixos (0,51) e España (0,49). A produção suína francesa situa-se na última posição dos cinco principais actores do sector Europeu com 0,31 pontos.
Se bem que o resultado não seja nenhuma surpresa, os peritos têm a intenção de acompanhar a evolução da competitividade destes países actualizando anualmente o índice que, no momento, foi calculado a partir de dados de 2010.
Quinta-Feira, 6 de Junho de 2013/ Agrapresse y Agri85/ França.
http://www.agrapresse.fr
http://www.agri85.fr