X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

III Congreso Ibérico da Dehesa e Montado

Nos dias 20 e 21 de Novembro, a "Institución Ferial de Badajoz" (IFEBA) acolherá o "III Congreso Ibérico de la Dehesa y el Montado".

13 Setembro 2018
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A inscrição é gratuita e pode ser formalizada através da página do Observatorio de la Dehesa y el Montado. O período de inscrições para participar deste fórum estará aberto até o dia 15 de Outubro. O programa provisório do Congresso, bem como outras informações adicionais de interesse, também podem ser consultados neste portal.

Congreso Ibérico de la Dehesa y el MontadoO "III Congreso Ibérico de la Dehesa y el Montado" será realizado nos dias 20 e 21 de Novembro de 2018 no IFEBA - Badajoz (Espanha). Esta é a terceira edição de um fórum que reúne gestores, proprietários, empresas, associações, pesquisadores e entidades ligadas a esse ecossistema. O seu objectivo é reflectir sobre a situação da "dehesa" e do montado português estão a atravessar, respondendo às questões que influenciam negativamente a sua conservação, mas também enfatizando o seu importante valor económico e ambiental.

O encontro será organizado pelo Centro de Pesquisa Científica e Tecnológica da Extremadura (CICYTEX), Ministério do Meio Ambiente e Rural, Políticas Agrárias e Território da Junta de Extremadura; Ministério do Meio Ambiente e Território Planeamento da Junta de Andaluzía, Ministério da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural da Junta de Andaluzía, Agência de Gestão Agrária e das Pescas da Andaluzia (AGAPA), Adenex, Federación Española de la Dehesa (FEDEHESA) , Universidade da Extremadura, Universidade de Córdoba, Extremadura AVANTE, Gestão Global, INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agronómica e Veterinária, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e Universidade de Évora.

O Congresso será estruturado em cinco blocos temáticos. Por um lado, os especialistas abordarão a sustentabilidade ambiental do projecto, destacando os efeitos positivos que esse ecossistema exerce sobre o meio ambiente. Entre outros, ajuda a prevenir a erosão do solo e mitigar as mudanças climáticas. Mas também discutirá sua viabilidade económica, essencial para sua sobrevivência. A sustentabilidade de seus usos será analisada: pecuária, cortiça, lenha, carvão, turismo, caça, etc.

Da mesma forma, outros tópicos como I + D na "dehesa" serão incluídos nesta reunião, materializados na criação de novos produtos e na aplicação de novas tecnologias; sua importância do ponto de vista cultural e, finalmente, a necessidade de estabelecer uma regulamentação única que reflita as peculiaridades desse ecossistema e um tratamento diferenciado na Política Agrária Comunitária.

Este fórum está organizado no âmbito do projecto de cooperação transfronteiriça PRODEHESA-MONTADO (Valorização Integral do Dehesa e Montado), co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG VA Espanha - Portugal (POCTEP) 2014 -2020

10 de Setembro de 2018 - Congreso Ibérico de la Dehesa y el Montado

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista