Um dos temas a tratar durante o próximo Conselho de Ministros da União Europeia é a importação de cereais provenientes da Ucrânia.
Segundo informou o Ministro Espanhol da Agricultura, Luis Planas, durante a reunião do Conselho Consultivo de Política Agrícola, na qual debateu com os conselheiros das Comunidades Autónomas os temas que se vão discutir no Conselho de Ministros da União Europeia da próxima semana, a renovação da Iniciativa do Mar Negro é essencial para garantir a segurança alimentar e conter a volatilidade dos preços das matérias-primas.
Espanha transmitirá à Comissão Europeia a necessidade de dirigir esforços para manter desbloqueada a saída de cereais dos portos ucranianos, já que a incerteza nos mercados agrários continua a ser elevada, à espera que se possa chegar a um acordo para a renovação da Iniciativa do Mar Negro.
No dia 17 de Março vence-se o actual acordo, que se prolongou durante quatro meses, para exportar cereais e fertilizantes a partir dos portos ucranianos. Representantes da ONU e do Governo russo têm-se reunido em Genebra para chegar a acordo para a sua renovação.
13 de Março de 2023/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es