De acordo com o relatório trimestral da Subdirecção Geral de Produções Pecuárias e Cinegéticas do Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, a produção de carne de porco em Espanha registou um aumento assinalável entre Janeiro e Abril de 2024. Durante os primeiros 4 meses deste ano foram abatidos 18,1 milhões de cabeças, o que representa um aumento de 2,8% em toneladas e de 1,9% em número de animais em comparação com o mesmo período do amo anterior.
Este crescimento ocorre num contexto de estabilidade no efectivo de suínos em Espanha, que se situou em 34,4 milhões de cabeças em Dezembro de 2023, reflectindo um ligeiro aumento de 1,1% face a Dezembro de 2022. Apesar destes aumentos, o número de explorações suinícolas diminuiu 4,7% face ao ano anterior, continuando a tendência decrescente verificada desde 2015, com uma variação total de -4%.
Em termos de comércio externo, as exportações totais (intra UE e extra UE) de carne de porco entre Janeiro e Abril apresentam uma ligeira recuperação, com um aumento de 2% no volume exportado face ao período homólogo. No entanto, as exportações para países terceiros diminuíram 5,6% no mesmo período. A China continua a ser o principal destino das exportações espanholas de carne de porco nos primeiros quatro meses de 2024, embora com uma queda acentuada de 13,3%.
Os preços da carcaça também apresentaram variações significativas. Na semana 26 de 2024, o preço da carcaça da classe E fixou-se em 223,9€/100kg, registando um decréscimo de 9,3% face à mesma semana do ano anterior mas um aumento de 6,5% face ao trimestre anterior e também um aumento de 1,2% em relação à média comunitária.
Quanto ao consumo, observou-se uma ligeira diminuição no consumo per capita de carne fresca e de produtos transformados de porco. No primeiro trimestre de 2024, o consumo médio per capita de carne fresca foi de 9,03 kg, enquanto o de produtos transformados foi de 10,24 kg, com diminuições de 2,7% e 2,6% respetivamente face ao período homólogo do ano anterior.
17 de Julho de 2024/ Redacção 333 a partir de dados do Relatório Trimestral de Indicadores do Mercado dos Suínos, Sub-Direcção Geral de Produções Pecuárias e Cinegéticas, Direcção-Geral de Produções e Mercados Agrários, Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, Julho 2024.