O índice de preços dos cereais da FAO atingiu uma média de 110,8 pontos em Março, menos 3 pontos (2,6%) do que em Fevereiro e 27,7 pontos (20%) abaixo do seu valor de Março de 2023.
Os preços mundiais de exportação do trigo desceram em Março pelo terceiro mês consecutivo, principalmente devido à continuação da forte concorrência entre a União Europeia, a Federação Russa e os Estados Unidos. No meio de uma oferta abundante, as compras de trigo canceladas pela China (tanto à Austrália como aos Estados Unidos) exerceram uma pressão descendente sobre os mercados, enquanto as perspectivas favoráveis para a colheita de 2024 na Federação Russa e nos Estados Unidos também contribuíram para a descida dos preços.
Pelo contrário, os preços de exportação do milho registaram um ligeiro aumento em relação ao mês anterior. O crescente interesse de compra, especialmente por parte da China, no meio de dificuldades logísticas na Ucrânia e noutros locais, deu algum apoio aos preços do milho, mas foi compensado pela pressão sazonal na Argentina e no Brasil, onde as colheitas estão em curso.
Quanto aos outros cereais secundários, os preços mundiais da cevada desceram, enquanto os preços do sorgo aumentaram em Março.
O índice da FAO para o arroz diminuiu 1,7% em Março, reflectindo em grande parte a fraca procura mundial de importações.
5 de Abril de 2024/ FAO.
https://www.fao.org