O Índice de Preços dos Cereais da FAO teve uma média de 111,2 pontos em Abril, um aumento de 0,3 pontos (0,3%) em relação a Março, mas 25 pontos (18,3%) abaixo do seu valor de Abril de 2023.
Depois de terem baixado durante três meses consecutivos, os preços médios globais das exportações de trigo estabilizaram em Abril. A pressão ascendente sobre os preços resultante de preocupações sobre as condições desfavoráveis das colheitas que afectariam as colheitas de 2024 em partes da União Europeia, da Federação Russa e dos Estados Unidos da América foi combatida pela forte concorrência contínua entre os principais exportadores.
Em contrapartida, os preços de exportação do milho aumentaram em Abril, influenciados principalmente pela elevada procura de importações no contexto de crescentes perturbações logísticas resultantes de danos nas infraestruturas na Ucrânia e da redução das perspectivas de produção no Brasil antes do início da colheita principal.
Para outros cereais secundários, os preços mundiais da cevada também subiram, enquanto os do sorgo diminuíram em Abril.
O Índice de Preços do Arroz da FAO diminuiu 1,8%, em grande parte devido às quedas nas cotações da variante Indica impulsionadas pela pressão da colheita.
3 de Maio de 2024/ FAO.
https://www.fao.org