O Ministério da Agricultura da Indonésia confirmou a presença de Peste Suína Africana (PSA) em 19 zonas do norte de Sumatra incluindo Dairi, Humbang Hasundutan, Deli Serdang, Karo, Toba Samosir, North Tapanuli, Central Tapanuli, South Tapanuli, Samosir, Simalungun, Pakpak Bharat, Langkat, Tebing Tinggi, Pematang Siantar e Medan.
Informações da OIE indicam que há um total de 392 focos havendo o total de 1228951 animais presentes dos quais 28136 são positivos.
Esta doença representa uma ameaça para a população suína da Indonésia, que tem, aproximadamente, 8,5 milhões de cabeças.
Baseada em relatórios sobre o aumento das mortes de suínos em vários Distritos do norte de Sumatra, levou-se a cabo uma investigação veterinária e as análises oficiais revelaram a presença de Peste Suína Africana. De acordo com os resultados do inquérito, os casos foram notificados no Distrito de Dairi e espalharam-se rapidamente a 16 dos 33 Distritos do norte de Sumatra (já 19 segundo as informações do Ministério indonésio).
A fonte da infecção é incerta, mas uma avaliação rápida do risco mostra que o transporte de suínos vivos provenientes de outra região e os fómites contaminados provenientes de tratadores de animales, ou de veículos ou de alimentos para animais têm um papel importante nesta infecção.
Os principais passos estratégicos para prevenir a preseçia de PSA são a aplicação de sistemas de biossegurança e o bom maneio das suiniculturas, bem como a vigilância apertada e intensiva das áreas de alto risco bem como uma política mais restritiva relativamente à importação de suínos vivos e produtos de suíno, especialmente de países infectados com a PSA.
O governo relembra outras Províncias com elevadas populações de suínos, como NTT (Nusa Tenggara Timur), North Sulawesi, West Kalimantan, South Sulawesi, Bali, Central Java, Central Sulawesi, Riau Islands e Papua, para que estejam alerta perante a possibilidade de propagação da PSA.
Quinta-Feira, 19 de Dezembro de 2019/ Redacção 333 a partir de dados do Kementerian Pertanian Indonesia e da OIE.