O mais recente dondagem do Eurobarómetro revela um apoio record à Política Agrícola Comum da UE (PAC). A sensibilização pública para a PAC atingiu o seu ponto mais alto desde 2007, com mais de 70% dos inquiridos a concordar que a política garante eficazmente a disponibilidade de alimentos seguros, saudáveis e sustentáveis de alta qualidade em toda a UE.
O inquérito destaca também o forte valor que os cidadãos da UE atribuem aos agricultores e às zonas rurais, com 92% a considerar a agricultura e as regiões rurais vitais para o futuro, e 52% a classificá-las como "muito importantes". Além disso, 56% considera que o actual nível de apoio financeiro da UE aos agricultores é apropriado para estabilizar os rendimentos.
Os inquiridos sublinharam amplamente a importância das principais prioridades: manter um fornecimento estável de alimentos na UE (94%), garantir preços justos dos alimentos para os consumidores (92%), promover a gestão sustentável dos recursos (91%) e capacitar os agricultores na cadeia de abastecimento alimentar.
Este inquérito, o oitavo do género sobre "Europeus, Agricultura e a PAC", foi realizado em todos os 27 Estados-Membros da UE entre 13 de Junho e 8 de Julho de 2024. Recolheu informações de 26 349 inquiridos de diversas origens sociais e demográficas, entrevistados nas suas línguas nativas.
9 de Janeiro de 2025/ CE/ União Europeia.
https://ec.europa.eu/commission