O secretário geral da Agricultura e Alimentaçao espanhol, Carlos Cabanas, presidiu à reunião do Conselho Geral de Organizações Interprofissionais Agroalimentares, que informou favoravelmente da extensão da norma ao conjunto do sector de porco ibérico, do acordo da Associação Interprofissional do Porco Ibérico (ACISI).
As acções propostas nesta extensão de norma centram-se na realização de actividades de promoção dos produtos ibéricos para aumentar o seu consumo, apoio à investigação, desenvolvimento e inovação tecnológica, assim como a obtenção de dados do sector para a melhoria da transparência e do conhecimento das produções e dos mercados. Também contemplam a manutenção, desenvolvimento e melhoria do sistema informático do sector (Web ÍTACA-TRIP) para melhorar a rastreabilidade e a qualidade dos produtos ibéricos e coadjuvar no cumprimento da norma de qualidade para a carne, o presunto, a paleta e a "caña de lomo" ibérico.
Esta é a quarta extensão da norma gerida por ASICI, cuja duração será de 5 anos a partir da sua entrada em vigor através da publicação da Ordem ministerial.
Quarta-feira, 28 de Setembro de 2016/ MAGRAMA/ Espanha.
http://www.magrama.gob.es