Uma equipa de investigadores veterinários da Universidade Estatal do Iowa identificaram o vírus causador de misteriosos tremores nos leitões há décadas.
O vírus, pertenecente à família dos 'pestivirus,' infecta os leitões fazendo com que estes tremam de forma involuntária. Em casos graves, os tremores impedem os lechones de mamar e podem conduzir à inanição.
Durante anos foram-se observando casos de tremores congénitos sem se ter podido identificar, até ao momento, qual era o agente causal. "Durante mais de 90 anos tem sido um mistério para a comunidade veterinária", declarou Bailey Arruda, veterinário da ISU.
A equipa de investigadores utilizou técnicas de sequenciação de ADN de nova geração para detectar o vírus em amostras procedentes de porcos afectados. A equipa utilizou os resultados para reproduzir experimentalmente os tremores em porcos recém-nascidos.
O Laboratório de Diagnóstico Veterinário da ISU poderá agora, após ter detectado o vírus causador, utilizar análises de sequenciação como a PCR para confirmar os casos em amostras enviadas pelos veterinários locais. O passo seguinte é o de desenvolver uma vacina para combater o vírus.
Terça-Feira, 3 de Novembro de 2015/ Iowa State University/ Estados Unidos.
http://www.news.iastate.edu