Existe actualmente uma preocupação específica sobre a propagação da Peste Suína Africana (PSA), que é largamente atribuída a suínos que consomem produtos suínos ou suínos contaminados. O risco para a Irlanda do Norte aumentou devido à recente propagação da PSA na Bélgica, outros países europeus e no Sudeste Asiático, incluindo a China.
O Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Assuntos Rurais (DAERA) emitiu um lembrete aos turistas que viajam para o exterior para não entrar no país com produtos de origem animal ou vegetal.
Mais de 300 quilos de carne e produtos lácteos ilegais, foram detectados na bagagem de passageiros e apreendidos por funcionários da DAERA nos aeroportos da Irlanda do Norte em Junho de 2019. Uma amostra dessas apreensões foi examinada no Instituto de Agroalimentação e Biociências (AFBI), resultando na detecção de fragmentos de DNA da PSA. Embora este tipo de descoberta, em si, não represente uma ameaça significativa ao estado de saúde animal da Irlanda do Norte ou afecte o estatuto de livre de doença, reforça a importância dos controlos sobre as importações pessoais de carne e produtos lácteos aplicados pelo DAERA.
Terça-feira, 9 de Julho de 2019/ DAERA/ Irlanda del Norte-Reino Unido.
https://www.daera-ni.gov.uk