Com uma abordagem "Uma saúde, um bem-estar", a Estratégia de Bem-Estar Animal 2021-2025 reconhece as fortes interconexões e interdependências entre a saúde humana, animal e ambiental e baseia-se em cinco princípios básicos: trabalho cooperativo, formulação de políticas baseadas em ciência e evidências, melhoria educativa e de conhecimento, avaliação e valorização consistentes e sistema regulatório eficaz.
O Ministro da Agricultura, Alimentação e Pescas, Charlie McConalogue TD, também anunciou que, numa recente alteração ao Programa de Desenvolvimento Rural da Irlanda, o limite de investimento disponível no âmbito do Plano de Investimento em Aves e Suínos (entre as sete medidas de investimento de capital disponíveis no Programa Específico de Modernização Agrícola (TAMS II)), aumenta de € 80.000 para € 200.000 e incluirá alguns requisitos adicionais de bem-estar animal. Espera-se que esse novo limite esteja disponível no próximo trecho do TAM II.
A estratégia também inclui outras acções, como dar importância a indicadores baseados em animais para avaliar os padrões de bem-estar e reduzir a prevalência de corte da rabos em suínos.
1 de Fevereiro de 2021/ Governo de Irlanda/ Irlanda. https://www.gov.ie/