O Governo irlandês anunciou um regime de ajudas específicas para os suinicultores no montante de 7 milhões de euros. Este fundo de 7 milhões de euros será distribuído através de um pagamento único de um máximo de 20 mil euros por cada suinicultor comercial que abata mais de 200 porcos por ano, de acordo com as informações publicadas pelo Ministério da Agricultura espanhol no seu boletim de notícias do exterior.
Por outro lado, o Instituto de Alimentos da Irlanda (Bord Bia) intensificou as medidas para promover a carne de porco irlandesa de qualidade garantida nos mercados interno e de exportação, com campanhas publicitárias na televisão, rádio e meios impressos nacionais, previstas para o primeiro trimestre de 2022.
O sector suinícola tem uma grande importância para a economia nacional e rural da Irlanda. É o terceiro dos sectores pecuários, atrás do leiteiro e do bovino. Representa 6,3% do valor da produção da agro-alimentação, tendo gerado exportações no valor de 930 milhões de euros em 2021 e sustenta aproximadamente 8000 postos de trabalho.
10 de Março de 2022/ MAPA-Notícias do Exterior/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es/