Segundo publica o Instituto do Comércio Externo de Espanha (ICEX), o Instituto Nacional de Estatística italiano informa que, no descurso do ano 2012, as importações italianas de presuntos e enchidos procedentes de Espanha cresceram 16% em valor e 20% em volume relativamente ao ano anterior. Estes dados são ainda mais positivos quando comparados com a redução do total das compras ao exterior dos referidos produtos por parte do país transalpino, que cairam 3% em valor e 7% em volume.
A Espanha passou da quinta para a terceira posição no ranking de fornecedores em valor de presuntos e enchidos, após superar a Polónia e a França. Quanto ao volume das importações, a Espanha mantém-se no quinto lugar mas encurta notavelmente distâncias para o mercado gaulês, terceiro fornecedor. Consequentemente, a quota espanhola sobre as importações totais aumentou para 13,2% em valor (10,9% em 2011) e para 10,1% em volume (7,8% em 2011).
Entre 2008 e 2012, a Espanha manteve-se como primeiro fornecedor de presunto e paleta à Itália, com uma ampla margem sobre o segundo, que são os Países Baixos. No caso do presunto, o valor importado aumentou cerca de 150%, ocupando 46% das compras externas transalpinas. No caso da paleta, a subida situa-se nos 82%, com uma quota de 96% sobre o total adquirido.
Segunda-Feira, 4 de Novembro de 2013/ ICEX/ España.
http://www.icex.es