Os objectivos da colaboração foram estabelecidos durante um encontro bilateral promovido pela região italiana de Friuli-Venezia Giulia, na fronteira com a Eslovénia, que contou com a presença da Administração Regional, os presidentes dos seis distritos de caça fronteiriços e, do lado esloveno, funcionários do serviço de caça do Ministério da Agricultura, de outras agências florestais, da Autoridade de Segurança Alimentar e serviços veterinários.
Durante a reunião, foram analisados os protocolos que surgiram da conferência internacional sobre PSA realizada em Varsóvia em 2018, que indicou o despovoamento de categorias específicas de javalis, voltados especialmente para as fêmeas em idade fértil.
A área afectada pelas intervenções de prevenção é a que vai dos Vales de Natisone (Udine) a Basovizza (Trieste) e cobre uma área de várias dezenas de quilómetros da fronteira para o interior da Itália e Eslovénia.
Espera-se que durante as próximas semanas, as duas direcções regionais de Friuli Venezia Giulia e o Ministério esloveno continuem com as reuniões para definir os aspectos administrativos e definir o plano operacional para o final do Verão.
Quarta-feira, 22 de Maio de 2019/ Itália.
https://corrierequotidiano.it/