A raça toscana, Cinta Senese, dispõe agora de uma patente para a sua identificação genética. A patente tem sido desenvolvida por Serge Genomics, uma empresa spin-off da Universidade de Siena e com o apoio do Consórcio para a Protecção de Cinta Senese e a província de Siena.
A patente parte de um método baseado na análise do ADN que permite estabelecer, nas amostras analisadas, a distância genética da raça suína Cinta Senese comparando o genótipo da raça, o conjunto de todos os genes que conformam o seu ADN. A amostra pode proceder tanto de animais vivos como de carne.
Para o desenvolvimento da patente houve que fazer selecção genética e comparar os animais da raça Cinta Senese com outras raças suínas. Este trabalho assentou as bases para a implementação de um sistema de rastreabilidade analítico ao longo de toda a cadeia de producção de Cinta Senese. O método patentado permitiu definir as características genéticas mínimas que permitem identificar a Cinta Senese (genótipo) e o grau de variabilidade genética dentro da raça.
Sexta-feira, 4 de Abril de 2014/AGI/ Itália.
Italia http://www.agi.it