Graças aos excelentes resultados obtidos nos mercados internacionais, nos que em 2012 se registou um crescimento de 10%, o presunto de Parma é o produto delicatessen italiano mais vendido no estrangeiro, com exportações no valor de 232 milhões de euros, acima do total do fiambre, da mortadela e salsichas em conjunto.
As exportações representam 28% da facturação total do presunto de Parma, valor superior à média do sector agro-alimentar italiano que em 2012 se estabilizou em 19%.
As principais exportações são dirigidas aos Estados Unidos, com vendas de 520.000 presuntos, seguido do Japão ey Austrália que, com um salto significativo (67.000 presuntos), superou o Canadá e a Suiça. Em relação aos mercados, a Alemanha é o principal destino, com um aumento de 14%, destronando a França como principal destino e deixando-a em segundo lugar, seguida da Holanda.
Quinta-feira 16 de Maio de 2013/ Consorzio del Prosciutto/ Itália.
http://www.prosciuttodiparma.com