Foi detectado um novo foco de peste suína africana em Nulvi pelos veterinários da ASL de Sassari. A presença do vírus foi confirmada no passado 2 de Janeiro de 2014 pelos técnicos da IZS de Sassari. Trata-se do primeiro caso deste ano.
Foram abatidos e destruídos um total de 10 porcos. Na área de protecção (3 km ) há 44 explorações enquanto que na zona de vigilância (10 km) são 269.
O Departamento de Prevenção está a conduzir uma investigação epidemiológica completa que poderá incluir , além da falta de compensação, sanções administrativas e elementos de tipo penal no caso de negligência grave e/ou intencional.
O Serviço Veterinário registou, até à data, 17 javalis positivos para o vírus de um total de 45 controlados, só na cidade de Nulvi. À luz da difícil situação epidemiológica e do alto risco de contágio a outras explorações de porcos, foi decidida a revogação das 32 licenças para a caça excepcional nessa área, já emitidas pelo Serviço Veterinário, ouvidos o Serviço Florestal e o Conselho de Vigilância.
Quinta-feira, 2 de Janeiro de 2014/Italia
.http://www.buongiornoalghero.it