X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Japão: consequências dos últimos acordos comerciais no mercado da carne de porco

Estima-se que as exportações de carne de porco para o Japão irão aumentar em consequência destes acordos comerciais, sendo os Estados Unidos o país mais beneficiado.

26 Maio 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Japão ractificou, recentemente, inúmeros acordos comerciais que eliminarão as três taxas aduaneiras (preço de entrada, ad-valorem e salvaguarda) usados anteriormente na maioria das importações de produtos de carne de porco. O Japão ractificou acordos comerciais com os Estados Unidos, a União Europeia, o Reino Unido e os países do Tratado Integral e Progressista de Associação Transpacífico (CPTPP), que inclui a Austrália, o Brunei, o Canadá, o Chile, a Malásia, o México, a Nova Zelândia, o Perú, Singapura e o Vietname.

As alterações descritas nos recentes acordos comerciais do Japão poderão melhorar a competitividade dos países associados no mercado suinícola japonês. Este aumento da competitividade exterior poderá traduzir-se numa menor produção a nível nacional, mais importação e, portanto, uma maior disponibilidade de carne de porco de origem não japonesa mais barata para os consumidores no Japão.

As alterações estimadas para 2028, em relação à base de referência de 2018, são as seguintes:

  • Em 2028, as importações de carne de porco do Japão aumentariam 3,6% no caso das carcaças e meias carcaças, e 12,2% em outras peças de carne não processadas e 13,9% em produtos transformados.
  • A produção nacional japonesa diminuirá 4,2, 11,6 e 11,8% no caso das carcaças e meias carcaças, nos cortes de carne não processados e nos produtos transformados de porco, respectivamente.
  • As exportações totais de carne de porco para o Japão aumentariam em valor 281, 244, 232 e 0,21 milhões de dólares para os Estados Unidos, a UE, os países do CPTPP e o Reino Unido, respectivamente.

Se não existisse o acordo comercial entre os Estados Unidos e o Japão, os Estados Unidos estariam sujeitos ao sistema de taxas aduaneiras de preços de entrada do Japão da Organização Mundial de Comércio. Neste cenário hipotético, os resultados indicam que os Estados Unidos perderiam uma grande parte da sua quota de mercado a favor dos outros países do acordo comercial com o Japão e a quota de mercado dos Estados Unidos em 2028 cairia de 34 para 23%. O valor total das exportações norte-americanas de carne de porco para o Japão também diminuiria em 385,9 milhões de dólares em relação aos níveis de 2018.

Maio de 2023/ USDA/ Estados Unidos.
https://www.ers.usda.gov

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados