Censo suíno e produção de carne de porco
Espera-se que o censo de suínos do Japão em 2022 seja de 9,11 milhões de cabeças, cerca de 2% menos do que o inventário inicial de 2021, reflectindo um retorno aos níveis normais de abate e um censo de porcas mais baixo em 2021. De acordo com dados oficiais do MAFF, o total de existências iniciais para 2021 foram revistas para cima em 2%, apontando para uma recuperação mais rápida do que o esperado dos surtos de Peste Suína Clássica (PSC), que começaram em Setembro de 2018. O censo inicial de porcas em 2022 deve aumentar a partir de 2021, conforme os produtores continuem a recuperar o efectivo suíno. A forte procura doméstica de carne suína impulsionará o abate e a produção de carne de porco em 2022.
De acordo com as estatísticas do MAFF, a 1 de Fevereiro havia 3.850 explorações de suínos, 11% menos do que em 2019. Os produtores lutam para encontrar sucessores, resultando numa queda contínua no número de explorações. Embora o tamanho médio das explorações continue a crescer, até 14% desde 2019, o número total de explorações integradas de suínos está a diminuir, independentemente do seu tamanho.
De acordo com a alfândega do Japão, no primeiro semestre de 2021 o Japão importou 267 porcos, 80% menos que em 2020, sem importações da Dinamarca. Prevê-se que as importações de carne de porco recuperem quando os horários de voos voltarem ao normal, acelerando a recuperação do efectivo suíno em 2022. A produção de suínos em 2022 deve aumentar a partir de 2021, reflectindo a procura constante de carne de porco doméstica, especialmente no sector retalhista.
O abate total durante os primeiros seis meses de 2021 aumentou 1,4% em relação a 2020. A velocidade de abate foi reduzida em Junho devido a um surto de PSC no primeiro semestre de 2021, causando um aumento no preço da carcaça no meio do ano. Os preços das carcaças no primeiro semestre de 2021 foram menores do que em 2020, mas ainda acima da média dos últimos cinco anos.
Consumo de carne de porco
Espera-se que o consumo de carne de porco em 2022 aumente a partir de 2021, à medida que o governo japonês abranda as restrições de movimento devido ao COVID-19, levando ao aumento do consumo em restaurantes. A procura por carne de porco em 2021 permanece estagnada à medida que os casos de COVID-19 aumentam e o governo do Japão implementa medidas para restringir o movimento em grandes áreas urbanas. Em contraste, nos primeiros meses de 2021, a procura das famílias, que representa 50% do consumo de carne de porco do Japão, permaneceu tão forte como o consumo de 2020. Com mais consumo das famílias, procura de produtos processados, fáceis de preparar e com longa vida útil, como presunto e salsichas, cresceram, mas permaneceram estáveis durante a pandemia de COVID-19.
Comércio de carne de porco
Espera-se que as importações de carne de porco aumentem em 2022, após uma grande queda em 2021, devido à baixa procura de restaurantes e às restrições globais de transporte. As importações totais no primeiro semestre de 2021 diminuíram 5% em relação a 2020, com destaque para a carne de porco congelada, em grande parte destinada à alimentação, que caiu 21%. O sector atribui as menores importações aos altos preços mundiais da carne de porco congelada. Em resposta, os importadores japoneses dependeram de existências e importaram o suficiente para atender à procura actual, fazendo com que as importações da Europa caíssem 12%. É provável que essa tendência continue no segundo semestre de 2021. A indústria também espera que os preços da carne de porco refrigerada nos EUA permaneçam altos devido ao fornecimento limitado de produtos destinados ao mercado japonês. As contramedidas relacionadas ao COVID-19 nos Estados Unidos reduziram a produção de produtos de mão-de-obra intensiva, dos quais o Japão é um grande importador. Fontes da indústria também atribuem a redução das importações ao mercado global de mercadorias e à escassez de contêineres contentores nos portos do oeste dos Estados Unidos. Como a procura no retalho por carne de porco refrigerada importada continua forte no Japão, os importadores japoneses também esperam que as importações aumentem em 2022, à medida que as condições do porto melhoram e os preços caem. As limitações de embarque também afectaram a importação de produtos cárneos e preparados de porco, apesar da forte procura doméstica por esses produtos. A FAS / Tóquio prevê que as importações totais de carne de porco em 2022 se recuperem da queda de 2021, mas permanecerão abaixo dos níveis pré-pandémicos até que a procura por alimentos se recupere totalmente.
19 de Agosto de 2021/ USDA/ Estados Unidos.
https://apps.fas.usda.gov/