X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Japão: previsão da produção e do comércio de carne de porco para 2024

A produção de carne de porco do Japão manter-se-á estável e as importações aumentarão ligeiramente para satisfazer uma procura estável nos sectores do comércio retalhista e dos serviços alimentares.

20 Março 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O número de suínos abatidos em 2024 deverá atingir 16,85 milhões, um ligeiro aumento em relação a 2023 (16,74 milhões). Existências iniciais mais altas, resultado de atrasos no abate a meio do Verão extremamente quente de 2023, fornecerão grande parte do aumento. A forte procura por carne de porco sustentará os preços das carcaças e incentivará os operadores de suínos a manter os níveis de produção. A produção de suínos em 2024 deve aumentar com o crescimento esperado da população de porcas a partir de 2023.

As existências finais em 2024 ficarão estáveis ano a ano, assumindo condições climáticas amenas e sem surtos de doenças. A produção de carne de porco em 2023 manteve-se estável, mas registou oscilações drásticas durante a segunda metade do ano. As temperaturas elevadas do Verão diminuíram o apetite e os suínos demoraram mais tempo a ganhar peso. O consequente atraso no abate provocou uma ligeira escassez e os preços das carcaças de porco dispararam em Agosto e Setembro. Depois disso, o clima ameno do Inverno permitiu um rápido aumento de peso e o ritmo de abate de suínos recuperou rapidamente.

A Peste Suína Clássica (PSC) e a Diarreia Epidémica Suína foram notificadas durante o ano, mas os impactos na produção foram limitados. Em 2023, quatro casos notificados de PSC resultaram no abate total de 13 400 cabeças de suínos. Dois dos casos ocorreram na prefeitura de Saga, na ilha de Kyushu, que tem 31% da população total de suínos do Japão. Os governos das províncias e os operadores locais de suínos concordaram em aplicar a vacina contra a PSC em suínos saudáveis criados na ilha de Kyushu para evitar novos surtos na maior área de produção de suínos.

Apesar do efeito atenuante da inflacção sobre os consumidores, prevê-se que o consumo de carne de porco no Japão em 2024 se mantenha estável em relação a 2023, impulsionado pela forte procura no sector do retalho, bem como no sector dos serviços alimentares, que continua a beneficiar do aumento do turismo após a COVID-19. A carne de porco passou a ser uma proteína animal básica na dieta japonesa, especialmente para cozinhar em casa. É relativamente inelástica em termos de preços, pelo que é menos afetcada pela inflacção, mas cada vez mais os consumidores preferem os cortes de carne de porco mais baratos.

Prevê-se que as importações de carne de porco do Japão em 2024 aumentem apenas 1% para fazer face a um défice de oferta interna. A atual incerteza nas taxas de câmbio e nas cadeias de abastecimento estrangeiras levará provavelmente os comerciantes a limitar as importações ao necessário para satisfazer a procura actual. Os custos de importação mais elevados deprimiram as importações de carne de porco do Japão em 2023 em 6%. O iene fraco em relação ao dólar e ao euro foi um dos factores, mas também as tensões internacionais no Mar Vermelho aumentaram ainda mais os custos de importação quando as rotas marítimas através da região ficaram indisponíveis. Os navios da Europa para o Japão tiveram de mudar de rota para contornar o Mar Vermelho, o que afectou cerca de 20% das importações de carne de porco, principalmente carne de porco congelada e produtos à base de carne de porco. Além disso, o Japão continuou a suspender as importações de alguns países europeus, como a Alemanha e a Itália, devido a surtos de Peste Suína Africana (PSA). Para estabilizar o abastecimento, os importadores reduziram as existências em 7% a partir de 2022.

6 de Março de 2024/ USDA/ EUA
https://apps.fas.usda.gov

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados