O secretário de Agricultura das Filipinas, William Dar, confirmou que este desenvolvimento favorável se deve à recente inclusão das Filipinas, pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, na sua lista de países certificados com protocolos de gestão de higiene aprovados com base na análise de perigos e pontos críticos de controlo (HACCP).
As Filipinas podem começar a exportar carne bovina, búfalo, porco, cabra, cordeiro e seus derivados para o Japão. O Artigo 11 da Lei de Higiene Alimentar do Japão afirma que apenas produtos de carne que usem sistemas de gestão HACCP podem ser importados para o país.
Desde 2003, o Departamento de Agricultura, através do seu Serviço Nacional de Inspecção de Carnes (DA-NMIS), implementou a aplicação obrigatória do programa HACCP em todos os estabelecimentos de carnes com uma licença “triplo A” (AAA). O HACCP é um protocolo sistemático com base científica que identifica os perigos e as medidas para controlá-los para garantir a segurança alimentar.
Antes de obter autorização para enviar produtos de carne processada para o Japão, as Filipinas só podiam exportar carne de frango.
11 de Junho de 2021/ Departamento de Agricultura/ Filipinas.
https://www.da.gov.ph