O objectivo da decisão da Comissão Europeia de recolher dados mensais sobre os níveis de existências na UE de cereais, oleaginosas e arroz é controlar melhor os níveis de existências no actual cenário de preços elevados e incerteza sobre os fornecimentos.
A obtenção de informação actualizada sobre os níveis de existências das principais matérias-primas é essencial para decidir sobre as medidas relevantes para prevenir e mitigar a perturbação do mercado. Os Estados-membros terão de notificar mensalmente a Comissão Europeia do nível de existências de cereais, sementes oleaginosas, arroz e sementes certificadas detidas por produtores, grossistas e comerciantes. A implementação do regulamento entrou em vigor a 20 de Maio e as primeiras notificações estão previstas para finais de Julho, a fim de dar tempo aos estados membros para estabelecerem os processos de monitorização e informação necessários.
A Comissão Europeia publicará as notificações para assegurar a transparência do mercado e para fornecer uma imagem atempada e precisa da disponibilidade de materiais essenciais de alimentação humana e animal.
Consulte os preços das matérias-primas e os preços do porco na 3tres3.
20 de Maio de 2022/ Comissão Europeia/ União Europeia
https://ec.europa.eu