X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Lançamento de rede europeia contra a teniase/cisticercose

Instituições de 18 países europeus criaram recentemente uma rede científica sólida e multidisciplinar com o objectivo de progredir no conhecimento e compreensão destes complexos zoonóticos.

27 Janeiro 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Segundo o publicado pelo CReSA, instituições de 18 países europeus criaram recentemente uma rede científica sólida e multidisciplinar com o objectivo de progredir no conhecimento e compreensão destes complexos zoonóticos; o CReSA é um dos sócios científicos.

Os investigadores do CReSA, Dr. Jordi Casal e Dr. Alberto Allepuz, fazem parte da rede europeia contra as teniases/cisticercoses (“European network on taeniosis/cysticercosis [COST TD1302]”), junto com os investigadores do Instituto de Saúde Carlos III (ISCIII), Dra. Teresa Garate e Dra. Maria J. Perteguer Prieto.

Taenia solium (ténia do porco) e T. saginata (ténia dos bovinos) cisticercoses/teniases são parasitas zoonóticos trascendentes na saúde pública, com grande impacto económico para os sectores da saúde e produção de carne (porco e bovino), dentro e fora da UE. A colaboração intra-europeia é essencial para deter o desenvolvimento destas doenças na UE.

A rede tem a intenção de desenvolver ferramentas inovadoras de diagnóstico e de controlo rentáveis, avaliar o grau de extensão da doença e o seu impacto económico, assim como desenvolver procedimentos harmonizados de comunicação e gestão. Apesar do incremento nos esforços de investigação, todavia existem lacunas importantes. Em mais de um terço do estados-membros faltam dados sobre a ocorrência de cisticercoses e teniases suínas/bovinas/humanas. Continuam a haver muitas perguntas sobre a dinâmica de transmissão, o desenvolvimento/curso da infecção e as suas manifestações clínicas. Um conhecimento maior das interacções portador-parasita criará oportunidades para novos objectivos de diagnóstico e candidatos a vacinas.

A rede, fundada por COST Action (cooperação europeia em ciência e tecnologia), arrancou a 26 de Novembro de 2013 e terá quatro anos de duração. Será coordinada pelo Institute of Tropical Medicine (ITM), sito em Amberes (Bélgica) e conta com a participação de 18 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Itália, Noruega, Holanda, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Sérvia, Suécia, Suiça e antiga República Jugoslava de Macedónia.

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2014/ CReSA-UAB/ Espanha.
http://www.cresa.es

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista