As Nações Unidas lançaram o Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 (AIAF) para destacar o enorme potencial dos agricultores familiares para erradicar a fome e conservar os recursos naturais.
Tanto nos países desenvolvidos como nos países em vias de desenvolvimento, mais de 500 milhões de explorações familiares - definidas como aquelas que dependem principalmente de membros de uma família para a gestão e mão-de-obra - produzem alimentos que nutrem milhares de milhões de pessoas. Em muitos países em desenvolvimento, as explorações familiares representam, em média, 80% de todas as explorações agrícolas.
O Ano Internacional da Agricultura Familiar tem como objetivo sublinhar a importância da agricultura familiar e a pequena escala, concentrando a atenção do mundo sobre o seu papel primordial na mitigação da fome e da pobreza, a contribuição para a segurança alimentar e a nutrição, a melhoria dos meios de vida, a gestão dos recursos naturais, a protecção do meio ambiente e a consecução do desenvolvimento sustentável, especialmente em zonas rurais.
O AIAF promoverá um amplo debate e fomentará a cooperação a nível nacional, regional e mundial para aumentar o conhecimento e compreensão dos desafios que afrontam os pequenos agricultores e ajudará a identificar métodos eficazes de apoio aos agricultores familiares.
Quinta-feira, 22 de Novembro de 2013/ FAO.
http://www.fao.org