As autoridades veterinárias da Letónia informaram a OIE do aparecimento de casos de Peste Suína Clássica (PSC) e Peste Suína Africana (PSA).
Peste Suína Clássica
Foi identificada em dois javalis dorntes que foram destruidos nas paróquias de Baltinavas e Salnavas, nos condados de Baltinavas e Karsavas, respectivamente.
Desde Maio de 2013 que se está a realizar a vacinação oral de javalis contra o vírus da PSC numa zona infectada pela doença. Até ao momento foram vacinados 6.000 animais.
Peste Suína Africana
As autoridades veterinárias confirmaram a existência de 4 focos da doença, um deles afecta porcos domésticos.
No caso da detecção da doença em porcos domésticos, a 2 de Julho de 2014, o proprietário de uma exploração caseira notificou o veterinário da presença de um porco de engorda doente. Recolheram-se amostras de sangue que se enviaram para o laboratório. A 3 de Julho, o laboratório confirmou a Peste Suína Africana. Foram establecidas zonas de protecção e de vigilância para a Peste Suína Africana e todas as medidas de acordo com a Directiva 2002/60/CE estão em vigor. A exploração caseira encontra-se muito próxima da fronteira com a Bielorrússia, concretamente na paróquia de Piedrujas, condado de Kraslavas.
Em relação aos javalis afectados, 3 deles foram encontrados na paróquia de Indras (Kraslavas) e os outros dois em Piedrujas, também no condado de Kraslavas e em Kepovas, condado de Dadgas.
Quarta-Feira, 9 de Julho de 2014/ OIE.
http://www.oie.int