Os abates de porcos em França registaram um ligeiro aumento de 1,2% nos primeiros nove meses de 2024 em comparação com o período homólogo de 2023, embora se tenham mantido quase estáveis (-0,2%) ao longo de 12 meses consecutivos . Em cabeças, porém, os abates caíram 1,3%. Esta situação reflecte uma melhoria relativa da produção apesar da queda do efectivo, marcada por um declínio de 2,8% para as porcas e de 3,5% para o efectivo total. Este aumento deve-se, em parte, ao aumento do peso da carcaça (+0,4 kg desde Janeiro).
As cotações francesas das carcaças da classe S aumentaram em Agosto, atingindo cerca de 1,93€/kg no final de Outubro. Este aumento reflecte uma estabilização em Setembro, após as descidas do Verão, com uma recuperação moderada da procura. Na Europa, os preços noutros mercados estão alinhados com os de França, embora a procura continue fraca.
Em termos de comércio, nos primeiros oito meses de 2024, as exportações francesas de carne de porco em volume, em comparação com as de 2023, caíram 2%, principalmente para a União Europeia (-4%) e para a China (-21 %).
Outobro 2024/ France AgriMer/ França.
https://www.franceagrimer.fr